Blog Vitrine Mulher
Blog 19/08/2012Categoria(s):   Comportamento e reflexões  

A permanente imagem de felicidade que projetamos nas redes sociais.

Num desses engarrafamentos que nos deparamos nos centros urbanos, hoje não consegui deixar de fugir de um. E nada para fazer a não ser fazer o exercício da paciência extrema, sem querer ouvir nada especifico, comecei a trocar as estações de rádio e me deparo com uma entrevista onde ouvi o seguinte registro: imaginem uma ecatombe no planeta Terra e a única coisa que restasse fosse os registros da sociedade no facebook. Chegariam depois ET’s e no acesso a memória da civilizacão nas páginas o que veriam: frases, fotos de um povo feliz, sem problemas, alegres e emocionalmente resolvidos. E por que ? Porque é isso que postamos nas nossas páginas e não me excluo deste nicho.

Por coincidência esta semana tinha feito um comentário que no facebook podemos dividir seus integrantes nas seguintes categorias: os dos viajantes com suas inúmeras fotos, dos que postam pensamentos desejando transmitir mensagens de otimismo e verdades indiscútiveis na vã filosofia da existência humana, mensagens de auto ajuda ou ainda o diário de cada um desde a hora que acorda com o bom dia estou tomando meu café com torradas até o boa noite a todos, vou dormir. E a quantidade de amigos? Tem gente que tem mais de 1000 amigos, ou mesmo em 01 mês consegue fazer mais de 100 novos contatos e já entra como amigo do facebook. Conhecemos alguém na rua e já registramos como amigo dando todo espaço para nos acompanhar e seguir nossas postagens e até intimidades. E a partir dai passamos a curtir tudo, fotos, frases, a rotina do dia a dia. E as nossas postagens inusitadas? Machuquei o dedo, alguem curte. Acabei de vir do hospital onde meu tio está internado. Alguem curte. Acabei o casamento e foi bom enquanto durou, com certeza tem gente que vai curtir isso.

Bem voltemos a temática incial : felicidade constante. Na grande maioria só colocamos os momentos de êxtase e divertimento. Passamos a imagem permanente de que estamos sempre ÓTIMOS E FELIZES. Na realidade que tipo de leitura podemos fazer deste processo nas entrelinhas? O que o nosso inconsciente coletivo está registrando enquanto sociedade e comportamento coletivo? Não quero aqui dizer que devamos registrar nossos momentos de melancolia, solidão, tristeza, pois como já dizia o dito popular: problema se deixa no travesseiro e roupa suja é em casa que lavamos. Mas imagino que já exista um estudo sobre os efeitos que a rede impacta no comportamento social ou mesmo aqueles que mal resolvidos em sua afetividade se escondem por trás de uma imagem projetada de ESTOU SEMPRE BEM , ou ainda, se não me comportar desta forma nao serei aceito nos grupos. Temos ainda os solitários que buscam com sofreguidão as redes com o ponte para a “convivência virtual em grupo”. Na faixa de idade dos adolescentes é claro e notório que é uma forma de migração nas formas dos convivios em grupos, já vividos por outras gerações de uma forma diferente mas análoga. Mutos amigos, festas, onde perder tempo é um erro, pois nesta fase precisamos VIVER TUDO, COM PRESSA. Mas o que falar dos demais que já passaram esta fase dourada e linda das nossas vidas, mas que provavelmemnte queimaram etapas e que tentam preencher uma lacuna do que ficou em aberto. Soa estranho, descabido, pelo menos numa rápida leitura. Tudo tem seu momento, sua fase, sua graça.

E encerrando este texto que ainda poderá render tantas outras reflexões, imagino os ET’s conversando entre si e comentando : Que pena, como um povo tão feliz, divertido e sem problemas pode ter sido varrido do universo? Muito injusto, com certeza teriam muito a nos ensinar, mas pelo menos deixaram seu legado. Ser feliz sempre como podemos ver, é possivel e fácil! Os terraqueos sim é que sabim viver e CURTIR a vida.

Beijos

Luciana Corrêa by Vitrine Mulher

Postado por Luciana Corrêa      2 pessoas comentaram essa postagem

2 comentários

Comente essa postagem!

Todos os campos são obrigatórios
Postagens Anteriores


Factos - Promoção, Marketing e Eventos Ltda - C.N.P.J. : 02.924.796/0001-02
Rua Ernesto de Paula Santos, 1368 Salas 603/604, Boa Viagem , Recife-PE CEP: 51.021-330
Vitrine Mulher - © Copyright e Produção: Luciana Corrêa Ι Todos os direitos reservados

Ser Digital