Blog Vitrine Mulher
Blog 25/11/2012Categoria(s):   Organize-se  

Quer reformar o espaço da sua casa ? Como planejar - 1ª parte

Não esperem desta postagem nada muito técnico, mas sim a visão de uma leiga que decidou fazer uma reforma no seu apartamento e foi a campo.

A decisão de uma reforma necessita inicialmente de um fator essencial que chamamos “ planejamento”. Palavra mágica e se não for praticada tudo vira um caos, literalmente. O primeiro planejamento é você ter um projeto em mãos para dimensionar o processo, tanto no que se refere a custo financeiro como o tempo provável da obra. Ratifico provável, pois tudo numa reforma permeia a probabilidade. Tanto no que se refere ao valor final gasto como o tempo previsto.

Ressalto que o conteúdo desta postagem refere-se a realidade de um pequeno apartamento. Acredito que para uma casa o processo se amplia em função de área externa e espaços não constante num apartamento.

Quando for fazer seu projeto seja EXAGERADAMENTE detalhista. Tente colocar tudo que você imagina, e sonha. Isto é essencial. Depois comece “neuroticamente” a fazer seus controles e listas para não cair no erro de esquecer alguma coisa.

Eu trabalhei com alguns controles. Uma lista de tudo que teria que comprar, levantando todos os itens possíveis e custos previstos e a medida que estes itens se concretizavam eram imediatamente lançadas na planilha de despesas. Por último, os itens ainda em aberto e/ou que estavam surgindo e não tinham sido previstos. Importante também a agenda de todos os fornecedores e empresas contratadas. Organizei uma pasta fisica para colocar todos os orçamentos e outra para as notas de compras. Armazenar tudo em um único lugar facilita nossas consultas e acredite, são muitas.

Não se iluda ! Sem controle você passa para fase do sem noção. E no final do processo além de não saber o que gastou, voce não sabe nem mais o que comprou nem quantidades.

Estabelecida estas regras iniciais, mãos a obra. Não esqueça que você irá viver algumas semanas ou meses dedicadas a sua reforma. Irá precisar de ter disponibilidade de tempo e deslocamento. Visitas a vários lugares para consultar preços e serviços, bem como comprar os insumos e produtos e às vezes ter que trocar porque você comprou errado. Verificar com regularidade se o cronograma estabelecido está sendo cumprido e sempre checar se o serviço contratado foi realizado. Supervisionar se tudo foi feito ou montado como você contratou. Discutir com seu arquiteto, profissional fundamental na sua reforma.

Em paralelo ao seu planejamento um item hoje que é fundamental, principalmente para realidadade da cidade que resido, Recife a previsão de agenda dos profissionais a serem contratados. Esta linda cidade virou um canteiro de obras e como consequência temos poucos profissionais/serviços e produtos a disposicão, pelo menos na rapidez que você imagina. Aprendi que a compra, por exemplo de móveis, para entrega são contados em média 60 dias, mas para nossa surpresa, não corridos e sim úteis. Bem esta parte e os todos os itens que permearam minha experiência com uma pequena reforma será contada em outra postagem.

Até lá e se for começar a sua reforma básica que tal comprar as pastas na papelaria perto da sua casa e criar a pasta virtual no seu computador com os arquivos sugeridos acima?

Luciana Corrêa by Vitrine Mulher

Postado por Luciana Corrêa      Nenhum comentário até o momento.

Comente essa postagem!

Todos os campos são obrigatórios
Postagens Anteriores


Factos - Promoção, Marketing e Eventos Ltda - C.N.P.J. : 02.924.796/0001-02
Rua Ernesto de Paula Santos, 1368 Salas 603/604, Boa Viagem , Recife-PE CEP: 51.021-330
Vitrine Mulher - © Copyright e Produção: Luciana Corrêa Ι Todos os direitos reservados

Ser Digital