Blog Vitrine Mulher
Blog 01/12/2012Categoria(s):   Organize-se  

Quer reformar o espaço da sua casa ? Como planejar - 2ª parte

Vamos continuar nosso passeio pela reforma da casa. Antes de consultar seu arquiteto é importante voce ter ja idéia e noção do quer fazer. Não se esqueça, quem vai morar na casa será você e sua familia. Depois sente com este profissional e converse muito sobre tudo que voce pensou e o que é viável e possível. Eu pensei em quebrar toda uma parede do quarto para sala. Não podia pois parte dela era viga. Terminei quebrando metade e ajustei ao que idealizei. Por isso discutir, avaliar é muito importante.

Como é você e sua familia que irão morar nesta canto aconchegante, mais um motivo para este espaço ser o reflexo de todos vocês residentes. Outro item que acho importante: às vezes um profissional de projetos tem a concepção do belo e estética. Mas no dia a dia não funciona ou não está adaptado a sua personalidade e aos demais residentes, ou ainda, na sua forma de gerenciar a casa. Seja um piso que para manter é dificil pois requer uma limpeza diária quando não temos uma assistente do lar todos os dias, ou porque as crianças ainda estão pequenas, ou ainda a escolha daquela peça MARAVILHOSA mas que não reflete a espirito da casa.

Esteja com o projeto estrutural do espaço em mãos e entregue ao arquiteto. Quebrar paredes se for o caso é uma ação de muita responsabilidade pois compromete a estrutura. Se for em apartamento então sua responsabilidade aumenta pois você está envolvendo a estrutura de todo um edifico e corre o risco de mexer onde não pode. CUIDADO!! Não economize em segurança e invente de fazer do seu jeitinho. Nunca valerá a pena o que você acha que vai economizar deixando de pagar um profissional qualificado. Economia que vai estourar lá na frente. NEM DUVIDE DISSO!! Também deixe previamente marcado os pontos de energia e canos de água. Isto será muito importante na fase final quando você começar a furar para colocar os itens de acabamento de banheiro e cozinha que irão precisar ser inseridos na estrutura.

Outra decisão importante : Vai ficar dentro de casa durante a reforma? Ë alérgica a poeira, tinta, pó de gesso, pó de madeira? Seu filho é asmático? Esta decisão é importante pois ficar dentro de casa com obra é muito complicado. Tenha consciência ainda se foi previsto 02 meses de obra, duplique este tempo. Sempre multiplique por dois o tempo previsto e por este mesmo fator os custos orçados. Sem medo de errar e você vai entender porque mais na frente.

Se a decisão foi de sair de casa então prepare sua mudança. O que for deixar em casa encaixote ou feche em plásticos bem amarrados. A poeira é grande e entra em tudo. O que for tirar e colocar em outro espaço, organize em caixas por origem do local: Exemplo: louças – deixe em cima da caixa escrito : cozinha, louças, frágil. Quando você for remontar a casa e caixa retornar ela já irá direto para cozinha e otimiza seu tempo de arrumação. Siga esta dica em todas as peças encaixotadas. Não deixe de fazer o rol de tudo que deixou em casa e mostrar ao profissional que será uma espécie de supervisor, seja o mestre de obra ou outra pessoa de sua confiança que você irá designar. Se tiver este profissional, parabéns para você. Irá evitar algumas dores de cabeça.

Vamos seguir. Caso tenha decidido mudar o piso então significa vai quebrar tudo. Aproveite para verificar toda parte elétrica e hidráulica. Não adianta uma parede pintada daquela cor linda de “pelicano” se em 6 meses você vai se deparar com uma infiltração ou uma tomada dando curto circuito e você ter que quebrar para fazer o reparo. Uma reforma parece um pouco como cirurgia de mulher: vamos fazer uma plástica de barriga e a gente aproveita para dar uma levantadinha no olho (rsrsr). Então aproveite para dar logo a geral na casa.

Troque o encanamento se assim for necessário e toda parte de fiação. Neste item ainda preveja a questão de internet, TV a Cabo e telefonia. Confira se no edifício que você mora comporta novas instalações e aquisições. Os edifícios mais antigos tem tido problema de espaço e então temos que prever soluções alternativas. Também não deixe de verificar quais estruturas interna na casa para este fim você terá que providenciar e deixar pronto. Mais uma vez ressalto que esta parte deve ser integrada ao projeto para evitar quebra quebra depois. Cheguei a pagar uma visita técnica da empresa que fechei a TV a Cabo para integrar meu projeto. Mas faço parte daquele grupo que prefere se cercar dos profissionais de cada área e pagar assessoria e não querer entender de tudo. Cada um com seu cada um.

Na próxima semana continuamos com nosso passeio para planejar e produzir uma reforma.

Luciana Corrêa by Vitrine Mulher

Postado por Luciana Corrêa      Nenhum comentário até o momento.

Comente essa postagem!

Todos os campos são obrigatórios
Postagens Anteriores


Factos - Promoção, Marketing e Eventos Ltda - C.N.P.J. : 02.924.796/0001-02
Rua Ernesto de Paula Santos, 1368 Salas 603/604, Boa Viagem , Recife-PE CEP: 51.021-330
Vitrine Mulher - © Copyright e Produção: Luciana Corrêa Ι Todos os direitos reservados

Ser Digital