Blog Vitrine Mulher
Blog 19/05/2013Categoria(s):   Comportamento e reflexões  

Quem são os responsáveis pelo que vivemos na sexta-feira passada, 17 de maio de 2013? Recife vira um caos e a população não foi avisada.

Todos que nós que moramos em Recife, quando acordamos na sexta-feira, 17 de maio e pela experiência e vivencias já sabíamos o que nos esperava. Não foi a primeira vez e nem será a última. Nossa cidade vira um rio e tentar transitar de carro, ônibus, metrô, bicicleta, moto ou a pé, sabe que irá ter momentos de pura emoção, tensão e a pergunta: tem buraco nos próximos metros? Passamos a correr riscos eminentes fora as doenças que podem vir do contato com esta água fétida e contaminada.

Mas a pergunta que não que calar não é a discussão de quem é a responsabilidade, se o governo municipal que não faz as limpezas nos esgotos, nas encostas, nos rios, etc., ou se a população que também não ajuda e joga a cada minuto lixo em locais não apropriados, com a falta de educação que já se conhece. E isto independe da classe social, pois já cansei de ver muita gente nos seus carros de luxo jogando latinhas em plena Av.: Domingos Ferreira, no coração do bairro de Boa Viagem, considerado de classe media alta.

Voltemos à pergunta: Por que os especialistas da metereologia, que com certeza sabiam sim desta precipitação que em 12 horas iria chover 40% do previsto para o mês e que pela falta de estrutura que temos, os transtornos que iriam acarretar, não avisaram a população em conjunto com os gestores municipais? Onde fosse traçado um plano de emergência, seja estipulando um feriado, solicitação para as pessoas não saírem de casa e tantos outros procedimentos que podiam ser efetuados. O nosso grande problema é que não temos a cultura de trabalhar o preventivo. Talvez um aviso como este pudesse levantar os boatos de enchentes, pânico. Não sei!!!

Mas vale sim uma reflexão. O países que tem terremotos, tsunamis e outros desastres naturais, já tem seus procedimentos para avisar a população da chegada destes desastres. O povo assim foi educado, treinado. Sabem o que fazer numa hora destas. Temos que começar a pensar assim. Tanto a população como nossos gestores. Sermos educados para momentos como estes. Não podemos nos considerar a parte e longe destes lugares com suas catástrofes naturais como se fôssemos meros expectadores. Estamos sentindo na pele.

Não podemos permitir acordar num dia de trabalho e viver o caos, a falta de informação, o não saber o que está acontecendo e pior, o nível de risco que estamos passando.

Fora as brincadeiras nas redes sócias está na hora sim de fazermos uma campanha para solicitar respeito a população e que sejamos avisados sim para podermos nos planejar e ficar em casa, sem tantos prejuízos e riscos por estar tentado cumprir com nossa responsabilidade e compromissos.

Pergunto então dentro do exposto acima quem são os responsáveis pelos caos que vivemos em Recife-PE, na sexta-feira passada, 17 de maio de 2013?

Eu diria mais uma vez, todos nós!!! Passado sufoco vamos voltar ao nosso dia a dia até termos outro temporal.

Luciana Corrêa by Vitrine Mulher

Postado por Luciana Corrêa      2 pessoas comentaram essa postagem

2 comentários

Comente essa postagem!

Todos os campos são obrigatórios
Postagens Anteriores


Factos - Promoção, Marketing e Eventos Ltda - C.N.P.J. : 02.924.796/0001-02
Rua Ernesto de Paula Santos, 1368 Salas 603/604, Boa Viagem , Recife-PE CEP: 51.021-330
Vitrine Mulher - © Copyright e Produção: Luciana Corrêa Ι Todos os direitos reservados

Ser Digital